Você sabia que cozinhar faz bem para a saúde?

This is a single blog caption
18
jun

Você sabia que cozinhar faz bem para a saúde?

As pessoas estão, cada vez mais, redescobrindo a arte e o prazer de cozinhar, substituindo as refeições em restaurantes por momentos agradáveis em casa na companhia de amigos e família. Além disso, aumentou nos últimos anos a procura por cursos de culinária e gastronomia.

A verdade é que cozinhar faz bem pra saúde, para o corpo e para a mente. Em primeiro lugar, você sabia que cozinhar é uma terapia? Afinal, cozinhar é uma habilidade que se desenvolve com a prática e com o tempo. Desta forma, e ao longo deste processo de aprendizado, nós conseguimos nos divertir, exercitamos a criatividade, trabalhamos a concentração e relaxamos a mente. À medida que evoluímos e conseguimos preparar pratos mais saborosos, nossa satisfação aumenta, e isso interfere na nossa autoestima.

Outro ponto fundamental diz respeito à qualidade dos alimentos que preparamos, muito mais saudáveis para o nosso organismo que aqueles industrializados ou que consumimos em restaurantes. Um estudo da Associação Americana do Coração aponta que as pessoas estão consumindo o dobro de sódio por dia em relação ao que é recomendado, principalmente devido aos alimentos industrializados e aos molhos de soja. Isso aumenta os casos de problemas cardiovasculares. Ao optarmos por preparar as nossas próprias refeições podemos privilegiar os temperos naturais e selecionar melhor os ingredientes que utilizamos.

Ao cozinharmos, ainda ajudamos a nossa saúde ao controlar a quantidade de calorias e optar por receitas mais saudáveis. Afinal, uma pesquisa da Universidade de Atenas, na Grécia, indicou que comer fora de casa está ligado à ingestão de pratos altamente calóricos e ricos em gorduras e açúcares. À medida que desenvolvemos a arte de cozinhar, descobrimos novas opções e combinações, e aprendemos a nos alimentar melhor, o que se reflete em nosso poder de concentração, nossa energia e nosso bem estar.

Ao redescobrimos a arte de cozinhar, resgatamos junto pequenos prazeres, como reunir os amigos para uma boa conversa em casa, regada a delícias e vinho. Isso reduz o estresse e promove momentos de descontração, fundamentais para a mente se desligar da loucura do dia a dia e relaxar.