O “boom” da culinária japonesa no Brasil

This is a single blog caption
01
jun

O “boom” da culinária japonesa no Brasil

Em 2013 a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) reconheceu a “Cultura Alimentar Japonesa” como Patrimônio Cultural Imaterial da humanidade.

E o que antes era considerado opção de programa para elite, caiu no gosto de grande parte da população brasileira, afinal, nada melhor do que sair para desfrutar de uma deliciosa comida japonesa, não é mesmo?

Do choque cultural a popularização

Os primeiros imigrantes vindos do Japão chegaram às terras tupiniquins por volta de 1908. Como se não bastasse o choque cultural os brasileiros tiveram que aprender a lidar como uma nova forma de alimentação que em tudo parecia estranha, desde os ingredientes, até os aparatos utilizados para saborear os pratos.

Você se lembra de ser julgado no restaurante japonês por não saber usar os hashis? Bem, é graças à popularização da culinária nipônica que hoje até dá para pedir a substituição por garfo e faca sem medo de retaliações.

Por que gostar de comida japonesa?

Muito além do sushi, do sashimi e do molho shoyu, cozinha japonesa apresenta diversos pratos que são sinônimos de saúde e qualidade na alimentação.

Considerada uma culinária leve e saudável, pode-se dizer que a base da cozinha nipônica é o arroz, alimento nutritivo e fonte de carboidrato. Além disso, verduras, legumes e algas também fazem parte do cardápio.

Apesar de elaborada tendo como base os ingredientes citados, a culinária japonesa é muito rica, podendo inclusive numa única refeição apresentar uma gama variada de produtos oriundos das mais diversas partes do Japão.

Outro ingrediente que tem ganhado fama no mundo dos restaurantes japoneses é o macarrão do tipo lámen utilizado no preparo de caldos e até algumas adaptações, bem brasileiras, de pratos nipônicos.

Para especialistas em culinária, o grande boom da cultura alimentar nipônica veio mediante a preocupação da sociedade em ter uma alimentação mais saudável, afinal, os pratos japoneses contém pouco óleo e gordura, inclusive esse foi um dos motivos pelo qual os imigrantes vindos do Japão tiveram dificuldade em se adaptar a culinária brasileira.

Mas fato é que os japoneses conquistaram muitas nações com seus temperos suaves e refeições balanceadas. Que tal aproveitar e ir agora mesmo saborear uma deliciosa refeição japonesa ou preparar a sua?

Talvez você goste
Pratos estranhos ao redor do mundo!
Cinco pratos brasileiros que são conhecidos lá fora!
Cinco temperos para dar aquele “Tchan” no seu prato!
Aplicativos que todo chefe de cozinha deve ter no celular