Filmes para quem gosta de culinária

This is a single blog caption
05
fev

Filmes para quem gosta de culinária

A gastronomia é a arte que satisfaz o paladar. Algumas pessoas dominam essa arte com tanta maestria que podem fazer maravilhas na cozinha quando estão ao alcance dos ingredientes certos.

Essa capacidade de aliar criatividade e conhecimento na preparação de alimentos deliciosos acompanha a raça humana desde os primórdios. Ao longo dos séculos, a arte da culinária foi evoluindo à medida que povos de diferentes culturas entraram em contato. Atualmente, cada povo possui sua culinária característica, mas que ainda assim adota alguns elementos da culinária de outras culturas.

Ao longo dos séculos, o mundo acompanhou e saboreou a evolução da culinária japonesa, as delícias dos pratos africanos, os temperos saborosos da cozinha italiana, entre outras culturas.

Na nossa era moderna, a França, por exemplo, é um país que possui a sua culinária marcada por uma ampla variedade de doces, queijos, vinhos e outras iguarias.
E foi nesse país famoso por sua gastronomia que, no final do século XIX, surgiu uma outra forma de arte: o cinema.

Luz, câmera, degustação

O cinema é uma arte que, assim como os pratos mais deliciosos, conquistou com rapidez várias pessoas pelo mundo.
Por isso, a combinação cinema e culinária já rendeu filmes que, se não ganharam o Oscar, pelo menos servem de inspiração para pegar os ingredientes e tirar dali algumas receitas deliciosas.
Conheça aqui seis filmes que vale a pena assistir e saborear:

Comer, rezar, amar

Baseado em um romance ficcional escrito por Elizabeth Gilbert, esse longa-metragem protagonizado por Julia Roberts narra a história de uma mulher que abandona a sua rotina diária para conhecer diferentes partes do mundo. Nessa ousada decisão, ela entra em contato com as maravilhas da gastronomia italiana, indiana, entre outras.

Julie&Julia

Trata-se de uma comédia deliciosa onde uma jovem chamada Julie Powell pretende cozinhar todas as receitas de um livro escrito pela famosa chef Julia Child.

Ratatouille

Essa é uma animação que aposta em cenas divertidas envolvendo receitas saborosas da culinária francesa.

Chocolate

Comédia muito inteligente que trata com muita sensibilidade o cotidiano de uma pequena cidade rural. No filme, a iguaria que mais se destaca são os apetitosos bombons feitos pela protagonista, interpretada por Juliette Binoche.

O Tempero da Vida

Longa-metragem lançado em 2003 que traz belas reflexões sobre lembranças, amizade e as delícias da vida, entre elas a comida.

Volver

culinaria

Um ótimo exemplo do talento do cineasta espanhol Pedro Almodóvar que combina sensibilidade, sutilezas do universo feminino e várias referências aos pratos da culinária espanhola.

Talvez você goste
O “boom” da culinária japonesa no Brasil
Pratos estranhos ao redor do mundo!
Cinco pratos brasileiros que são conhecidos lá fora!
Cinco temperos para dar aquele “Tchan” no seu prato!