Curiosidades: Características da gastronomia Italiana

This is a single blog caption
19
nov

Curiosidades: Características da gastronomia Italiana

Stupendo! Conheça o toque especial da cozinha italiana

Quando se fala em gastronomia italiana, a primeira coisa que vêm à mente são as pizzas e a macarronada. Mas a culinária da Itália não se resume a esses dois pratos. Sim, a maioria das receitas leva massa em sua composição. No entanto, cada região do país possui uma habilidade culinária específica.

Se a Itália é conhecida como o berço da civilização ocidental, não seria diferente também com a gastronomia. Os dois episódios históricos vivenciados pelo país, o Império Romano e o Renascimento, trariam profundos impactos para os pratos dos italianos e dos habitantes de todo o Ocidente.

Durante o Império Romano, por exemplo, o forte comércio de alimentos fez transitar por Roma diversas caravanas que provinham do Oriente, África e outras regiões da Europa. Pão, vinho, arroz, cereais, frutas secas, especiarias, massa seca, carneiro, porco, entre outras, são exemplos de alimentos que passaram a ser incorporados pela culinária italiana.

A comida mais conhecida na Itália é sim a pizza. Esse alimento é originário da província de Napoli. Já o leite de búfalas e a Mozzarella provêm da região da Campânia. É por isso que entender a culinária italiana fica mais fácil se fizermos um estudo por região.

As duas maiores e principais regiões do país são denominadas de região de transição. São elas Sul e ilhas e Norte e Centro-Norte. Na região do Sul e das ilhas, predomina a culinária mediterrânea, com destaque para legumes, hortaliças, vinho com variação de proteínas, massa e uso do azeite de oliva.

Ao longo da costa, consome-se com frequência frutos do mar e peixe; enquanto que mais ao interior dessas regiões, cabras, ovelhas, porco, gado e caças são aproveitados à mesa. Já no Centro-Norte, em locais como Toscana, Marche e Umbria, os alimentos que se comem são uma mistura dos encontrados nas regiões Norte e Sul.

O Norte é conhecido exatamente por ser a região do presunto, do vinho, da mortadela e do queijo. Ali também são comuns as massas recheadas e o arroz. Os vinhos aparecem por toda a Itália, isso porque a Itália é recoberta de vinhedos.

No país, eles fazem geralmente três refeições. O café da manhã, chamado de ‘la prima colazione’, geralmente é leve. O café com leite ou cappuccino normalmente é tomado em alguma cafeteria junto com pão, que pode estar acompanhado por geleia ou manteiga. Bolos também fazem parte do lanche matutino.

Alguns pratos típicos da Itália. Buon apetito!:
1) Antipasto (uma espécie de aperitivo feito com carnes frias);


2) Agnellino (bebê cordeiro assado na Páscoa);


3) Lasagna (um dos pratos italianos que os brasileiros mais gostam);


4) Ravioli (pequenos pastéis que são recheados e depois cozidos);


5) Strudel (sobremesa que leva azeite de oliva, mel e frutas cristalizadas);


6) Zelten (um bolo semelhante ao panetone).