Curiosidades: Características da gastronomia Francesa

This is a single blog caption
26
nov

Curiosidades: Características da gastronomia Francesa

A França se tornou referencia quando o assunto é gastronomia, sendo o polo da maioria dos pratos. Ela é considerada a melhor, tendo também os melhores Chef’s. Além de uma ótima gastronomia, ela também é referência quando se fala em Confeitaria. Pelas ruas da França, você consegue encontrar as melhores confeitarias do mundo, com doces que são conhecidos mundialmente.

A gastronomia na frança se iniciou na Idade Média, pois foi de lá que vieram os grandes banquetes dos nobres, porém antigamente os pratos somente eram feitos para serem fartos, não requintados. Foi ai que começou a revolução na gastronomia francesa, os grandes chefs responsáveis por fazer tais pratos eram limitados a somente utilizarem ingredientes frescos e puros. Assim, eles tinham que dar o seu melhor e se dedicar ao máximo na criação de receitas. Com o surgimento do que conhecemos como etiqueta, os pratos começarem a ser divididos em: entrada, prato principal e sobremesa, como também a refeição começou a ser proporcionada individual e totalmente com um visual planejado e dedicado.

Um dos motivos da França ser o polo da gastronomia está porque ela possui uma enorme variedade de produtos frescos e especiais em seu território. Como os vinhos e azeites, suas frutas de regiões frias e seus animais de caça típicos. Essa vantagem ajudou muito para a elaboração de receitas, de sobremesas típicas de seu país e também de transformação de outras receitas de países vizinhos, ao qual a França se tornou dona.

A Pátisserie na França

A confeitaria na França (Pátisserie) é um dos mais populares de todo o mundo. A França possui as mais refinadas e delicadas técnicas, que resultam em sobremesas magníficas. Técnicas como: Sablage, Cremage, Sucreé, vieram da França e muitas de suas receitas de sobremesas, criadas pelos Chef’s dos antigos castelos, vieram de acidentes, como as das Irmãs Tartin.
As Irmãs Tartin foram responsáveis pela criação da Tarte Tatin, elas trabalhavam em um Hotel em Lamotte-Beuvron. Em um dia que o hotel estava lotado e em plena correria, uma delas acabou colocando as maças da torta no forno, porém sem a massa. Num pensamento rápido, elas jogaram a massa por cima das maças, que acabou resultando na torta que vemos hoje e se tornou a sobremesa mais clássica de toda a França.
Por isso e muitas outras coisas, a França é o berço da gastronomia. Cheia de curiosidades e de uma imensidade de receitas e também das melhores escolas de gastronomia do mundo, ela foi e ainda continua uma referência.