Curiosidades: Características da gastronomia Alemã

This is a single blog caption
12
nov

Curiosidades: Características da gastronomia Alemã

A Alemanha é um país repleto de variedades, tanto em suas cervejas como em seu dialeto, que varia dependendo da região. E essa variedade também está em sua gastronomia.

A gastronomia alemã não está apenas no chucrute ou nos mais de 1500 tipos de salsichas acompanhadas pelas diversas mostardas. Por exemplo, carne de porco e batatas são consumidas com muita frequência pelos alemães, por serem produtos baratos e de fácil acesso durante o ano todo.

Outras carnes que são bastante consumidas são o frango, vitelo, gado, javali e veado, sendo que tanto a carne de javali quanto a carne de veado são oriundas da caça. Existe também uma variedade de almôndegas de carne, batatas e uma espécie de farinha chama de Knödel, além do acompanhamento feito de massas chamado de Spätzle e Schupfnudeln.

A gastronomia alemã pode variar de região para região. Por exemplo, regiões mais localizadas no sul da Baviera e Suábia costumam ter uma gastronomia mais ligada a países como a Suíça e Áustria. Na região do Reno um dos pratos mais conhecidos é o Sauerbraten, uma espécie de carne assada com vinho e vinagre. Outra receita bem comum é a de mexilhões cozidos em nata e vinho branco.

download

 

 

No nordeste é possível encontrar receitas como Königsberger Klopse, que são almôndegas de carne em molho de raiz forte, limão e alcaparras. Em Berlim, a capital da Alemanha, você encontra o Eisbein, um joelho de porco cozido, e a Boulette, uma almôndega grande de carne que é servida com pão branco e mostarda. Peixes como lúcios, percas e trutas também são bastante consumidos em estados como Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo.

Em regiões como o norte e noroeste, os pratos elaborados à base de peixes são bastante comuns, já que essas regiões estão próximas do mar. O prato chamado Matjes contém filé de arenque temperado com vinagre, sal, louro e cebola, e é bastante apreciado. Entre os doces a geleia de frutas vermelhas chamada de Rote Grütze costuma ser servida no molho cremoso de baunilha. Em algumas regiões da Alemanha, na primavera, especificamente por ser uma época onde o aspargo está em colheita, esse legume é bastante consumido junto com molho holandês e batata.