Curiosidade: Vinho, como é feito?

This is a single blog caption
05
nov

Curiosidade: Vinho, como é feito?

O vinho é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo e existe em diversas opções, como vinho tinto, vinho branco, vinho do Porto, vinho seco, entre outras. Você sabe de que forma a bebida é feita? Essa é uma curiosidade de muitas pessoas, em especial para os que estudam gastronomia e os tipos de vinho.

Sem-Título-1

Para que entendamos melhor como funciona esse modelo de produção, é preciso separar em etapas a elaboração do vinho. Primeiramente, as uvas são colhidas, tradicionalmente, de forma manual pelos trabalhadores das vinícolas. Após a colheita, as uvas são encaminhadas para o galpão onde o vinho é produzido.

Cada tipo de vinho, como Cabernet Savignon ou Merlot, entre diversas outras opções, utiliza-se de um tipo de uva, sendo a espécie diretamente ligada ao título que a bebida recebe. No galpão, as uvas são amassadas pelas máquinas e são separadas as cascas, polpas e sementes.

As substâncias presentes, tanto nas cascas quanto nas polpas da fruta, são o que permitem o processo de fermentação do vinho. Esse processo dura por um período específico, enquanto a mistura fica em repouso. O tempo de repouso deve ser o suficiente para que as antocianinas (substâncias que dão cor às cascas das uvas) deem cor à bebida. Esse processo recebe o nome de maceração e é utilizado para os vinhos tintos e rosé, já que na elaboração do vinho branco as cascas não são utilizadas.

Terminado o tempo de repouso, a parte sólida é separada do líquido e ocorre a fermentação do açúcar em álcool. Para isso, algumas substâncias são adicionadas à mistura que, após a fermentação do açúcar, passa por vários filtros para que os resíduos sejam eliminados e a bebida fique com a aparência desejada.

Alguns tipos de vinho, ainda, passam pelo processo de amadurecimento antes de serem engarrafados. Estes podem ficar até 14 meses armazenados em tanques para que se obtenham sabores mais agradáveis e suaves. Por fim, o vinho é engarrafado e recebe o rótulo com a sua marca e tipo. Esse processo pode ser mecanizado ou artesanal, depende do modelo de produção. As rolhas são feitas sob medida, provenientes de cascas de árvores.

vinho