A contribuição dos Frutos do mar para a sua saúde

This is a single blog caption
01
out

A contribuição dos Frutos do mar para a sua saúde

Os frutos do mar constituem um aspecto importante dentro da culinária não apenas pelo paladar, mas também, pelo seu valor nutritivo.

De uma forma geral, os frutos do mar correspondem aos animais como moluscos e crustáceos oriundos do mar ou da água doce, e servem como importantes e apetitosos elementos gastronômicos.

Exemplos disso são as receitas que levam frutos do mar, tais como ensopado de camarão, bacalhoada, risoto de camarão, caranguejada, salada crocante de salmão marinado, cuscuz de bacalhau e mais uma infinidade de pratos. No Brasil são comuns algumas receitas que levam frutos do mar, entre elas estão a fritada de bacalhau, camarão na moranga, acarajé de caruru, entre outras.

A importância nutritiva dos frutos do mar

96125_Papel-de-Parede-Frutos-do-mar-96125_1280x960

Os frutos do mar são os moluscos (mexilhões, ostras, polvos, lulas e outros) e crustáceos (caranguejos, camarões, siris, entre outros)). O valor nutritivo deles é evidente, principalmente no aspecto das proteínas e sais minerais que eles possuem.

Dentro dessa variedade de nutrientes, estão a vitamina A, vitaminas De E, vitaminas do complexo B, bem como cálcio, zinco, iodo, potássio e outros minerais essenciais para quem almeja manter uma dieta saudável e equilibrada. Além disso, alguns frutos do mar são ricas fontes de ômega 3, tipo de gordura que é importante para a saúde, mas que não pode ser produzida pelo organismo e só pode ser obtida por meio da alimentação.

Entre os benefícios para a saúde oferecidos pelos frutos do mar estão:

– A prevenção de doenças como a diabetes, acidente vascular cerebral (o popular derrame), algumas síndromes inflamatórias intestinais e outras enfermidades. Além disso, funcionam na redução dos níveis de colesterol e triglicerídios, bem como são úteis para a saúde do sistema circulatório.

O responsável por esses benefícios é o Ômega 3, presente na sardinha, salmão, atum e bacalhau.

– A boa saúde da córnea, o fortalecimento do tecido epitelial e atuação no hormônio de crescimento.

A responsável por esses benefícios é a vitamina A, que também atua como anti-oxidante e está presente nos crustáceos.

– O fortalecimento do sistema ósseo proporcionado pelo cálcio presente em alguns peixes e crustáceos.

– Obtenção de energia e melhor funcionamento do organismo por causa das vitaminas do complexo B, presentes em alguns peixes.

– Auxiliam na produção de esperma e são úteis para a fertilidade por causa do zinco, elemento presente nas ostras, que são os alimentos que mais possuem zinco.