10 Clássicos da gastronomia mundial

This is a single blog caption
31
jul

10 Clássicos da gastronomia mundial

Se tem uma coisa que une o mundo é a gastronomia. Diante da diversidade, existem pratos que ganharam o mundo e transgrediram a nacionalidade, tornando-se clássicos da gastronomia mundial e fáceis de serem encontrados em qualquer parte do mundo. Entre os mais populares, estão:

Pizza

A pizza é uma das massas mais populares do mundo. Naturalizada italiana, a massa tem como clássicas coberturas: Napolitana, Margherita, Calzone e Pomodoro.

Paella

A espanhola Paella é uma receita à base de arroz com um mix de frutos do mar. O prato tradicional espanhol traz camarão, anéis de lula e mexilhões como protagonistas.

Eisbein

O porco é uma das carnes mais saborosas há, não é à toa que o Eisbein alemão é tão popular. Com algumas variações de nome, o joelho de porco é um dos pratos clássicos da gastronomia.

Kebab

Sinônimo dos árabes, o Kebab não fica de fora da lista: um mix de carnes muitas vezes servidos com legumes, ora no espeto, ora numa fina massa pão.

Sashimi

Os japoneses ganharam o mundo com o sashimi de salmão, o peixe cru, antes julgado excêntrico pelo ocidente, ganhou popularidade por toda parte.

Ceviche

Outro prato muito famoso que também é baseado em peixe cru é o ceviche. De origem peruana, o prato é, basicamente, um peixe cru marinado em algum suco cítrico, como limão ou lima, por exemplo.

Petitgateau

Em qualquer lugar do mundo, é possível se deliciar com a sobremesa que é uma combinação perfeita entre chocolate e sorvete. O petit gateau, que significa em francês “pequeno bolo”, é um mini bolo de chocolate que é crocante por fora, mas, quando você corta, por dentro ele se derrete todo, misturando ao sorvete que acompanha. Tradicionalmente, o bolo é feito de chocolate, e o sorvete é de creme ou baunilha. Porém, já existem diversas variações da receita tradicional.

Steak Tartare

Outro prato oriundo da gastronomia francesa é o steak tartare, que é uma carne de vaca crua, quase moída, misturada com vários condimentos e servido com uma gema de ovo crua no meio dele.

Hambúrguer

Apesar de ter sido disseminado para o mundo pelos americanos, o hambúrguer chegou aos Estados Unidos pelos imigrantes alemães, e agrada o paladar de todas as idades. Acompanhado de pão, queijo, ovo, bacon e salada, o hambúrguer se tornou um sanduíche popular na maioria dos países.

Fish and chips

Típico do Reino Unido, o fish and chips é um famoso peixe frito empanado e acompanhado de batatas fritas. Diante dessa deliciosa lista, qual é o seu prato favorito?